Falcão Azul e Dinamite: de heróis a coadjuvantes

Quando Scooby-Doo se muda da CBS para a ABC e estreia na emissora em 1976, ele é exibido junto de um novo personagem da Hanna-Barbera, Dinamite - O Bionicão.

Em inglês, "Dynomutt, Dog Wonder", um trocadilho com dynamite e mutt, vira-lata no idioma dos estadunidenses, junto de uma referência ao Robin, assistente de Batman, apelidado de Boy Wonder, ou Menino Prodígio no Brasil. Na terra tupiniquim, o apelido de Dinamite, Bionicão, é uma junção das palavras biônico e cão, uma vez que o protagonista é um cão com partes robóticas com habilidades  cartunescas ao estilo "rubber hose" (mangueira de borracha), muito usado em desenhos como Gato Félix e Looney Tunes.

Dinamite era um paralelo ao Robin, então naturalmente seu dono/parceiro, Falcão Azul seria uma adaptação do Homem-Morcego. Radley Crown, alter ego do imponente Falcão, é uma referência clara a Bruce Wayne, identidade secreta do Cavaleiro das Trevas. Ambos são ricos, sérios, têm veículos personalizados baseados em suas personas heróicas e um parceiro levemente inexperiente (ou muito inexperiente, no caso de Dinamite).

Radley e seu alter ego, Falcão Azul (model sheet original)

As histórias de Dinamite e Falcão se passavam em Cidadópolis (que seria referenciada no segmento "Super-Scooby" do especial "Scooby em Hollywood") e contou com 3 crossovers com Scooby-Doo durante a primeira temporada.
Dinamite foi baseado em Scooby-Doo, mas essa não seria a única conexão entre os dois cães. Além dos diversos crossovers entre as duas séries, ambos, Scooby e Dinamite, seriam dublados pelo mesmo brasileiro: o icônico Orlando Drummond.

Apesar de parecer ter a receita do sucesso, um "irmão" famoso, ser uma adaptação de um enredo popular e ter um intérprete primoroso no Brasil, "Dinamite, o Bionicão" foi praticamente um fiasco. A primeira temporada foi exibida dentro do bloco "Scooby-Doo/Dynomutt Hour", que correu por uma temporada de 16 episódios de setembro a dezembro de 1976. Mas em 1977, dentro de "Scooby's All-Star Laff-A-Lympics", a série foi exibida ao longo de apenas 8 semanas, com 4 histórias de meia hora divididas em 2 partes, uma parte em cada semana, outro paralelo com Batman, mais especificamente com a série de 1966, que tinha histórias de 40 minutos, dividas em 2 episódios de duração normal, incluindo uma narração indicando ao público que assistisse a continuação do enredo na semana seguinte, elemento presente na segunda temporada de Dinamite. Essas acabaram sendo as últimas aventuras solo da dupla na TV.

Cena de "Ho-Ho-Límpicos" com Dinamite e Falcão Azul

Após "All-Star Laff-A-Lympics" acabar sua temporada de 1977, Dinamite e Falcão só teriam aventuras solo em quadrinhos da Marvel, tanto num título próprio de 6 edições quanto em publicações com outros personagens, como o próprio Scooby-Doo, até 1978. Nesse período, eles fizeram participações na série "Os Ho-Ho-Límpicos" e apareceram em produções menores até os anos 2010, quando voltaram a ter algum destaque.

Dynomutt #1 (Marvel Comics Group)

Em 2012, o episódio "Coração Maligno", 14º da segunda temporada de "Scooby-Doo! Mistério S/A", estrelou a dupla Falcão & Dinamite no seu primeiro papel de destaque em décadas, seguido do filme "Scooby-Doo! A Máscara do Falcão Azul", onde a história do desenho original se passa dentro de uma antiga série de TV estrelada por Owen Garrison (referência ao dublador Gary Owens) no papel do Falcão e com um enredo completamente diferente do original, tornando o vilão do primeiro episódio, Mr. Hyde, no principal arqui-inimigo da dupla. Tanto o filme quanto o episódio de "Mistério S/A" marcam a estreia do "novo" elenco de dublagem brasileiro, com Drummond sendo substituído por Reginaldo Primo no papel de Scooby, mas tendo sua voz mantida no Bionicão, por ser um papel menor que não quebrava as exigências da Warner na época.

Após essas participações, Dinamite e Falcão apareceram novamente na edição 38 de "Scooby-Doo! Team-Up", no especial "DC Meets Hanna-Barbera: Super Sons/Dynomutt and the Blue Falcon", no longa de 2020 "SCOOBY! O Filme" e no episódio "Scooby-Doo, Bionicão!", penúltimo episódio de "Scooby-Doo e Convidados". A participação da dupla no filme "SCOOBY!" é criticada por algumas pessoas que afirmaram que, não só eles, mas outros personagens do longa, atrapalham a história e dificultam a presença de um mistério no filme

Com isso, podemos concluir que Dinamite e seu parceiro Falcão Azul, apesar de virem de uma ideia interessante, acabaram muito apoiados em Scooby-Doo, levando eles a não conseguirem ter uma identidade única e não se manterem como uma franquia própria e relevante, vivendo apenas em produções específicas da Mistério S/A.

Comentários