Histoory-Doo: Scooby chega ao Brasil com nome adulterado no passaporte

Abril de 1970. A editora O Cruzeiro publica a segunda edição da revista em quadrinhos "Almanaque Heróis da TV", que incluía diversas histórias de personagens Hanna-Barbera. Nesse contexto, aparece Purunga... mas quem é esse?

Não tinha ninguém pra avisar que ia dar ruim?

Almanaque Heróis da TV #2.
Editora O Cruzeiro. Março de 1970

Antes do desenho clássico "Scooby Doo, Cadê Você!" chegar por aqui, as escolhas da tradução e adaptação não haviam sido definidas. Os nomes dos personagens ainda eram algo a se decidir, logo a adaptação de Shaggy para Salsicha não era uma realidade. Assim, a editora adaptou quase todos os nomes. Scooby virou Purunga (uma das denominações de um fruto usado para se fazer cuias, copos, peças de artesanato, etc), Salsicha recebeu o nome de Felpudo (algo mais próximo do nome original, apesar de "shaggy" não ter uma única definitiva), Fred foi batizado como Frederico (não confundir com aquele que descansa em pança) e, por razões desconhecidas, Daphne se chama Marinês (uma menina de 16 anos com nome de uma senhora de 87). Apenas Velma teve o nome mantido.
Venenilda parece a adaptação perfeita agora

A história que deu o pontapé inicial para Scooby-Doo no Brasil era uma tradução de "What a Night for a Knight", publicada no mês anterior (março de 1970) na primeira edição da revista "Scooby Doo... Where Are You!" da Gold Key Comics. A história por sua vez era uma adaptação do episódio de estreia da série clássica. Na adaptação, a história de "Purunga... Cadê Você?" se chama "O Cavaleiro Negro".

Versão brasileira: O Cruzeiro

A história trazia 2 personagens além da Mistério S/A, o Senhor Wickles (chamado de Senhor Pacífico na dublagem do episódio original) e o Professor Jameson Hyde White. No gibi, eles são o Senhor Barbosa e o Professor James T. Antu, respectivamente. Além das adaptações no mínimo exóticas, a HQ traz elementos típicos dos quadrinhos antigos de Scooby-Doo, como a Máquina de Mistério sendo basicamente um paralelepípedo cor-de-rosa e os erros de impressão grotescos, além de que as falas de Scoo... Purunga não são ditas, mas apenas pensadas.

"Céu da Turma da Mônica" feelings

Purunga ficou no passado
, Scooby se tornou famoso e querido em todo o país (mesmo sendo chamado de Scubidu por algum tempo rs), mas esse documento histórico está registrado e preservado até hoje. Agora, você pode curtir "O Cavaleiro Negro", a primeira aparição de Purunga no Brasil, antes de passar no cartório e mudar seu nome:

Comentários