Scooby-Tune #1: Scooby-Doo (Trilha Sonora) - 2002

Quadro novo? Tem sim senhor!

Bem-vindos ao Scooby-Tune, onde você vai ter uma recomendação de um álbum ou música da franquia Scooby-Doo a cada mês e, para estrear o quadro, vamos falar de um clássico: a trilha sonora do live-action de 2002.


A trilha sonora do filme foi lançada pelas gravadoras Lava Records, Atlanta Records e WMG Soundtracks no dia 4 de junho de 2002 em CD e fita K7. O álbum inclui faixas de gêneros como R&B, Hip-hop, Reggae e até Rock. As faixas foram gravadas por nomes como Shaggy (o cantor, não o personagem Salsicha), OutKast, Allstars, Simple Plan (que continuou com a franquia por algum tempo) e Sugar Ray, que até aparecem no filme.

Registro da banda Sugar Ray performando "Words To Me", ou melhor, as criaturas da Ilha do Espanto nos corpos dos integrantes da banda

Enquanto a edição padrão continha a mesma arte do icônico pôster verde do filme, em alguns países, como o Brasil, tivemos uma capa alternativa, com a mesma arte do pôster roxo, que também apareceu por aqui.

Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça...



Um dos principais destaques do álbum foi "Shaggy, Where Are You?", releitura moderna de "Scooby-Doo, Where Are You?" feita pelo cantor Shaggy, escolhido obviamente por usar o mesmo nome do personagem Salsicha, isso é claro, em inglês. A faixa é relembrada por tocar no início do filme e na idolatrada abertura descartada.


O único single oficial do álbum foi "Land Of A Million Drums", o tema da Ilha do Espanto. A música foi gravada por OutKast, Killer Mike e Sleppy Brown. A canção é recheada de referências da franquia ao longo da letra, e conta uma história de um mistério que o eu lírico vive junto da Mistério S/A. A faixa contém diversos sons de Scooby ao decorrer da música.


É a única faixa a ter um videoclipe associado ao filme, que contém participação de Salsicha (visivelmente "alterado"), da Máquina de Mistério e até do próprio Scooby, além de apresentar cenas do filme.


"Lil Romeo's B House" é outro ícone. Se você lembra de Scoo... Digo, da Vovó chegando no aeroporto, pode ter certeza que essa pérola de Lil Romeo e Master P chegou ao seus ouvidos.
"Quem é a mocreia velha?"

"Thinking About You", de Solange Knowles e Murphy Lee, é outra releitura de "Scooby-Doo, Where Are You?", com uma forte pegada R&B. A faixa tem destaque na cena em que Scooby volta para o parque após se encontrar pela primeira vez com uma das criaturas, sendo fundo para... Um coelho dançante (?).

Só não é mais feio que o coelho da Xuxa

"Words To Me" é uma faixa especial. Além do CD da trilha sonora, a canção é performada pela banda Sugar Ray em uma das cenas do filme, após os personagens acordarem na praia, na manhã seguinte do primeiro ataque dos monstros, que levam Fred e Velma. Na cena, o vocalista Mark McGrath, possuído por uma das criaturas, joga seu charme em Daphne, que decide seguir a investigação após ver seus olhos monstruosamente verdes.

"Freaks Come Out At Night" não tem tanto destaque quanto as anteriores, mas sua pegada mais obscura combina bastante com o filme. Ela é uma obra de Uncle Kracker e Busta Rhymes.
Melvin Doo?

"Things That Go Bump In The Night" é uma canção que o grupo Allstars já havia lançado algum tempo antes do filme, mas teve muito destaque na trilha sonora, se tornando uma das faixas mais amadas. No longa, ela aparece enquanto a turma sai do Castelo da Ilha do Espanto retirando seus disfarces.
Salsicha e o peido inflamável

"Whenever You Feel I Like It" é uma faixa curiosa. Gravada por Kylie Minogue, a canção surgiu nas sessões do seu álbum "Fever" de 2001, mas não entrou na tracklist final, sendo incluída posteriormente em edições especiais. Curiosamente, não apareceu, no filme, mas fez parte da trilha sonora, que nem é da mesma gravadora do álbum "Fever".

"It's A Mystery" também é um "deep cut" do disco, uma vez que não parece ter sido inclusa no longa, mas aparentemente foi composta e gravada para a trilha sonora. Talvez tenha sido fundo de alguma cena deletada que nunca foi revelada. Foi gravada por Little-T e One-Track Mike.

"Scooby D" é uma das faixas mais divertidas. Gravada por Baha Men, ela tem destaque na última cena do filme, quando Scooby e Salsicha experimentam diversas pimentas. Após a cena acabar, "Scooby D" ainda toca durante os créditos.
"Essas pimentinhas ardem pra cachorro!"

"Man With The Hex" é outra faixa bem animada. Feita por The Atomic Fireballs, ela toca enquanto Scooby e a turma fogem dos monstros e pulam pela janela. Curiosamente, ela apareceu novamente naquele mesmo ano no episódio "Maior Susto Em Nova Orleans" de "O Que Há de Novo, Scooby-Doo?".

"Grow Up" é a primeira aparição da banda Simple Plan na franquia. Além dessa música, que toca na cena do avião, a banda foi responsável pelo tema de "O Que Há de Novo, Scooby-Doo?" e pela principal faixa de "Scooby-Doo 2: Monstros à Solta", "Don't Wanna Think About You".

"Scooby-Doo, Where Are You?" é a releitura de Rock feita por MxPx. Ela aparece na cena onde paralelamente Scooby e Salsicha fogem de Scooby-Loo e Daphne luta contra o Lutador Mascarado. Ela também aparece na trilha de "Scooby-Doo 2", onde toca na cena onde o Mosntro de Piche captura a Mistério S/A enquanto um passa o painel de controle para o outro.

"Mystery Inc." É uma espécie de resumo do score, das músicas de fundo do filme, aquelas sem letra feitas apenas para embelezar ainda mais o longa. Essa faixa foi composta por David Newman.

Ao todo, são 14 faixas que compõem o álbum da trilha sonora de um dos melhores live-actions da história, somando o melhor que Scooby-Doo poderia proporcionar somado ao puro suco dos anos 2000. Aproveite essas músicas, compre o CD se tiver a chance, desfrute ainda mais desse longa maravilhoso. 

Scooby-Dooby-Doo!

Comentários