Scooby-Doo, Krypto, e a irresponsabilidade da Warner Bros.


26 de setembro de 2023
. A Warner Bros lança oficialmente "Scooby-Doo! e Krypto, o Supercão" em plataformas digitais e também em DVD. O longa foi bem recebido, mas sua trajetória é uma verdadeira bagunça e o real atestado de desleixo da Warner.

Vamos voltar para o início:

Junho de 2021. Diversos portais de notícias declaram que um crossover de Scooby-Doo com o mascote de Superman estava em desenvolvimento. Na época, foi dito que o longa seria lançado no semestre seguinte daquele ano. Apesar de toda a expectativa ao redor do filme, a notícia, até então, não passava de um vazamento, já que a Warner não deu um pio sobre a produção durante 2 anos. O ano acabou e nenhuma atualização sobre o projeto surgiu.

2022. Warner Bros se torna oficialmente Warner Bros Discovery, e agora fica sob direção do demônio de David Zaslav. Neste ano, pela primeira vez em tempos, apenas um filme de Scooby-Doo foi lançado, "Gostosura ou Travessura".

O único outro projeto planejado para aquele ano, "SCOOB! Holiday Haunt", prequela de "SCOOBY! O Filme", foi cancelado devido aos impostos que a empresa teria de pagar pelo seu lançamento, mesmo com o filme estando 95% finalizado. Neste mesmo ano, foi revelado que "Gostosura ou Travessura", que teve o mesmo estilo de animação da série "Scooby-Doo e Convidados", teria uma continuação chamada "Haunted High Rise", que foi cancelada antes mesmo de ser animada ou anunciada. Com isso, os fãs concluíram, devido ao silêncio da Warner, que o tão esperado crossover havia sido cancelado, mas acabaram quebrando a cara.

3 de março de 2023. Este que vos fala acorda numa bela manhã e vê seu WhatsApp bombardeado de mensagens a respeito de um único tópico. O filme "Scooby-Doo e Krypto" havia vazado. Além do filme em si, um detalhe chamou muita atenção: os créditos. Assim como qualquer filme, os créditos de "SD e Krypto" indicam o ano em que ele estava planejado para ser lançado junto com o copyright da produção e, nesse caso, é apontado o ano de 2023, logo era impossível ele ter sido cancelado em 2022.

Maio de 2023. Na Amazon francesa, um box de DVD inusitado aparece. Faziam parte dele os filmes "DC Liga dos Superpets", "SCOOBY! O Filme" e... O CROSSOVER COM KRYPTO! Essa foi uma confirmação quase definitiva de que o filme seria lançado, mas mesmo assim a Warner se manteve em silêncio por algum tempo.

26 de julho de 2023. A Warner publica um vídeo curto com imagens do filme junto ao texto "Trailer tomorrow" (Trailer amanhã). Apesar de todo o público já saber da existência e de muitos já terem até assistido ao filme, do ponto de vista da Warner, aquele era o primeiro anúncio. Entenda melhor assim:

Perspectiva da Warner:
O anúncio do trailer sai no dia 26 de julho de 2023, o trailer sai no dia seguinte e, dois meses depois, em 26 de setembro, o filme é lançado, simples assim.

Perspectiva do público:
O filme é revelado em junho de 2021, supostamente cancelado no final de 2022, vazado em março de 2023, em maio especula-se que ainda poderia ser lançado e nesse tempo todo a Warner permaneceu calada, gerando confusão, frustração e uma certa raiva nos fãs.
Anúncio do trailer

Essa desorganização não foi um caso isolado, foi a Warner Bros deixando claro que Scooby-Doo não significa nada para eles, mesmo após 50 anos de história, com milhões de fãs de diferentes tipos ao redor do mundo. Além desse filme, alguns outros projetos cancelados, adiados ou esquecidos deixam ainda mais nítido o descaso da Warner Bros:

"SCOOB! Holiday Haunt" já vinha sendo desnvolvido desde 2020, quando "SCOOBY! O Filme" estreou. O longa, que seria uma prequela, estava programado para o Natal de 2022, mas após a mudança de direção da Warner, o filme foi cancelado com 95% do trabalho concluído. O cancelamento seria devido aos impostos que a empresa teria ao lançar o filme, que até hoje está empoeirando em algum servidor da Warner Bros.

"Scooby-Doo and the Haunted High Rise" era um longa que estava em produção algum tempo antes de "Gostosura ou Travessura" ser lançado. O filme traria o grande retorno das Hex Girls e da cidadezinha de Oakhaven, mas foi cancelado antes mesmo de ser animado e nunca teve um anúncio oficial. Segundo relatos, o áudio do filme, como suas músicas, já havia sido gravado.

"Scooby-Doo! and the Mystery Pups": a série pré-escolar seria lançada em 2024 na HBO Max e no canal Cartoonito. Ela se passaria no Acampamento Mini-Papai-Alce, o mesmo de "Scooby-Doo! Verão Assombrado" e se concentraria em três filhotes que teriam ao seu lado Salsicha e Scooby. Após algum tempo, a HBO Max abandonou a distribuição da série, e o Cartoonito, até o momento, também não a exibiu.

Atualmente, há três projetos com futuro um pouco incerto, com o mais promissor sendo a série live-action para o streaming Netflix. Também há a série animada "Go-Go Mystery Machine", anunciada em 2024, sem data de estreia definida e nenhuma atualização sobre o projeto foi feita desde o anúncio. Um filme animado, que seria um outro crossover chamado "Scooby-Doo! and Gremlins Getaway", teve a capa de seu roteiro publicada na internet em janeiro de 2024, mas nenhum pronunciamento oficial sobre o longa foi feito, deixando o projeto nas mãos do tempo.

Como foi dito no começo do artigo, estamos vendo o atestado de desleixo da Warner em relação a Scooby-Doo. O nosso cãozinho está abandonado nas ruas novamente.
Scooby largado às traças

Isso é diferente do hiato dos anos 90, que ocorreu pelo desgaste da série na década anterior. Estamos vivendo uma marginalização injusta de uma franquia que marcou todos nós, que nos fez sorrir durante toda nossa vida. Scooby-Doo merece respeito, não o descaso que a Warner está dando.

Comentários