Esta é uma Postagem Original do SDNC Argentina. Clique aqui para conferir em Espanhol.
A Entrevista á seguir foi feita pelo #DooNatic " GEORGE EDUARDO " com Mitch Watson ( Redator e Produtor da Série Scooby-Doo Mistério S/A )
Mitch Waton tem exercido um trabalho difícil e nada convencional. Escrever e dirigir uma das melhores séries de todos os tempos. Atualmente, Watson tem mais de 10 anos no ramo da Direção e da produção, ganhando referências nas série " Pink e Cérebro ", "Beware the Batman", e seu projeto mais aclamado " Scooby-Doo Mistério S/A ".
Em NEGRITO = Entrevistador
Sem Negrito = Mitch Watson
Como descobriu que você poderia ser um escritor?
"Eu comecei a escrever os scripts em casa, porque eu queria ser um roteirista quando saí da faculdade. Eu tenho um agente muito bom, mas não conseguia encontrar trabalho, e em um ponto eu percebi que eu não tinha idéia do que estava se metendo. Sério, eu achei que eu estava perdendo meu tempo com as pessoas que confiaram em mim. Então eu comecei a escrever peças de teatro, eu aprendi a escrever o diálogo, com os atores Codee mim (porque eu escrevi com eles, 4 ou 5 roteiros por dia) e me dei bem nessa área. Isso me levou a escrever roteiros para TV ".
Como você se tornou um escritor em um campo tão difícil como o de animação para televisão?
"Eu comecei de baixo, que é bom, porque eu aprendi tudo sobre o desenvolvimento de uma série animada. Eu trabalhava em uma empresa chamada Klasky Csupo, empresa que produziu "Rugrats", "Os Thornberrys", "Ginger" e "Duckman". Posições subiu para um produtor, mas continuou a escrever teatro à noite e durante o dia de produção. Eu costumava sentar-se no escritório para ver como o trabalho de escritores, e então eu percebi que era o que eu queria fazer. A empresa foi a produção de um show chamado "Aaahh! Verdadeiros monstros! "E eu era o cara chato que as deixou folhetos a cada semana para comprá-los e fazer um capítulo da minha, mas eu sempre recusava. Finalmente, eu comprei um episódio, e sorte jogou a meu favor. Alguém da Warner Brothers tinha visto uma de minhas peças, e na mesma semana me pediu para trabalhar para eles. Então, eu escrevi o meu primeiro episódio de uma série animada chamada "Freakazoid!"
Qual é a diferença entre escrever o roteiro de uma série animada, e escrever para uma série de TV filmado com câmeras, ou um jogo?
"É muito diferente, porque o jogo ou filme filme se concentrar mais no diálogo. Em vez disso, quando você escreve um script que você tem que pensar muito animada na aparência. Imagine alguém que vem para apresentar um roteiro para um desenho animado e ensinar-lhe meia página de diálogo! Que, na animação é chato super: fazer um animado ainda e ver seus lábios se movendo não está certo, porque você perde tempo valioso: a animação é um ilimitado, visualmente você pode fazer qualquer coisa, e não há nenhuma razão para que seus personagens estão sentados conversando. Isso não pode ser feito. "
A nova série "Scooby-Doo! Mistério Inc. "rendeu tanto sucesso de crítica e em sintonia. Para essas partes, a série estreou em 2011 no Cartoon Network, e o público está envolvido com o mistério, humor e personagens. Mesmo com romances, videogames e brinquedos baseados na série. Como é que uma franquia de clássicos como "Scooby-Doo" teve tal popularidade hoje?
"Foi um desafio. Quando Sam Register (um amigo muito querido, que agora é vice-presidente da Warner Bros Animation) se aproximou de mim em 2008 e disse que queria reviver "Scooby-Doo", primeiro disse que não estava interessado. Eu também sou um fã da série, eu tinha visto o que tinham feito a série anterior e não quero fazer a mesma coisa uma e outra vez. Sam me perguntou o que eu queria fazer, e eu me lembro que na época eu estava obcecado com a fama que tinha obtido o relançamento de Battlestar Galactica. Eu queria repetir esse sucesso com "Scooby-Doo", assim Sam me disse para trabalhar na idéia e apresentá-lo. "
Watson encontrou com Spike Brandt e Tony Cervone (produtores da Warner Bros) e em um par de semanas, a equipe teve uma idéia e argumento para o show.
"Basicamente, a gente começou a fazer perguntas sobre os personagens e suas origens, e descobrir que nenhum de nós sabia quantos anos eles foram os protagonistas. Eu pensei que eles eram estudantes do ensino médio, Tony pensei que eles estavam na faculdade ... mas nenhuma série havia mencionado antes, eles nunca tinham retratado como adolescentes reais. Nós também não tinha idéia de quem são seus pais, pois nenhuma série nunca tinha mostrado oficialmente, e não sabia onde eles moravam. "
Em busca de respostas, Watson, Brandt e Cervone fez algo que ninguém tinha feito antes: revisou os arquivos originais escritas por Joe Ruby e Ken Spears em 1969 para a primeira série de "Scooby-Doo", esses dados sobre os personagens tinha permanecido escondido por mais de 40 anos.
"Nós descobrimos que os criadores tinham estabelecido as idades precisas para os personagens (Fred e Salsicha são de 17, 16 e Vilma Daphne 15) e que os personagens viviam em Laguna Beach, uma cidade do estado da Califórnia. Que tínhamos que manter, e, lentamente, começou a construir uma ideia para a série, que foi para responder a todas as perguntas que sempre fizeram fãs, respeitando o que eles criaram Ruby e Spears. Laguna Beach mudou o nome para "The Cove Cristal" (uma cidade que estava de frente para o mar) e queríamos contar a história das pessoas. Eu não me lembro como chegamos, mas decidiu colocar a série em uma cidade cuja economia gira em torno do turismo, como uma das pessoas felizes da Nova Inglaterra, e sua turma provar que os fantasmas são falsos, irritando os cidadãos. "
A comédia do programa seria mais irônico: um tipo de humor busca rápida e não repetir humor diferente e avião bobo da outra série, que na opinião de Watson, foram bastante previsível e chato. Para o escritor, o que tinham feito com os personagens ao longo dos anos foi mais ridículo.
"Incrivelmente, Sam Register amou o projeto e aprovou-a com a condição de que fizemos mais aterrorizante. Em seguida, ele apresentou a Peter Roth (Presidente da WB Television) e primeiro pensei que estava indo para odiá-lo, porque ele é um fã de "Scooby-Doo", mas adoraram e ainda trouxe uma idéia para o final da primeira temporada. Nós começamos a escrever os scripts, mas faltando os produtores originais nos dar a aprovação. Frank Welker (ator que fez a voz de Fred em 1969) amei o programa, porque antes de seu personagem era suave, não fez nada, e agora deu personalidade e construir toda uma história em torno dela. "Scooby-Doo" é o meu favorito, porque todas as pessoas que trabalharam no projeto foi fabuloso. Foi uma experiência maravilhosa. Pena que eu tive que deixar o programa na segunda temporada (que eu acho que estão transmitindo agora). Mike F. Ryan tomou o meu lugar como um escritor, mas a história da série e deixar Spike e Tony preparado para eles para se desenvolver. "
Conte-nos sobre o seu novo projeto, "Cuidado com o Batman".
"É um show animado por computador no Cartoon Network lançado em 2013, e posso dizer que nós não alterou drasticamente o conceito. Semelhante a "Scooby-Doo", mas com menos humor. Aqui, Batman retorna às suas origens como um detetive, e se dedica a resolver mistérios em vez de apenas andar no Batmóvel. Além disso, temos elaborado vilões dos arquivos que nunca apareceram, e as pessoas da DC está nos ajudando muito com isso. Eu amo trabalhar em Batman porque ele era meu ídolo quando criança, embora em um ponto eu parei de ler quadrinhos. No ano passado, introduziu vários pilotos antes de aprovar Batman série, e religar-me novamente com o personagem. Agora eu sei mais sobre Batman e do modo como tem evoluído: do herói negro de 40 a mais real e psicológico nos anos 60 e 70 ".
Finalmente, que conselho você daria para aqueles que querem ser escritores para a animação?
"A melhor maneira de entrar no meio é conseguir um emprego como assistente do escritor. Muitos acreditam que uma sugere uma idéia e imediatamente aprovado, mas a verdade é que tudo é baseado em quão bem você se relaciona com a equipe de produção: eles vêem que você é bom e você tem a chance. Para mim, ninguém disse que você tinha que fazer isso quando eu comecei, eu fiz as coisas da maneira mais difícil, que é enviar os scripts à espera de alguém para ler. Outra dica é sempre fazer o que você pedir aos executivos: nunca pense que você pode imprimi-los ou dar-lhes a você em grande escritor. Salve sua criatividade para quando você subir, mas lembre-se de que suas idéias podem ser úteis e você sempre pode tirar proveito. Todo mundo pode fazer isso. "
Gostaram da Entrevista? Comentem!
Gostei
ResponderExcluir